É uma ferramenta de gestão que analisa todas as notificações para a área competente resolver os casos relatados. Dessa forma, as entidades/departamentos podem agir tanto de maneira preventiva para evitar problemas quanto de forma pontual para solucioná-los.
Todo processo é eletrônico
As informações são sigilosas
1 - As notificações serão tratadas com responsabilidade, celeridade e confidencialidade.
2 - As notificações serão recebidas e apuradas pela área de auditoria e/ou comitê de compliance.
3 - Um relatório será elaborado contendo um breve resumo da notificação e das ações que precisarão ser tomadas para o avanço da apuração e da solução do caso, incluindo a necessidade ou não de ouvir o notificante.
4 - Caso seja necessário, o envolvido poderá ser contatado para apresentar esclarecimentos que entender pertinentes.
5 - Após esses passos, a auditoria e/ou comitê de compliance emitirá um relatório final.
A notificação poderá ser acompanhada pelo SOU, mediante o número de protocolo.
A entidade poderá optar por ações educativas e melhorias de controle.
A depender da gravidade da situação, a entidade também poderá aplicar sanções disciplinares com base na CLT, como advertência verbal, escrita ou justa causa e outras sanções previstas em lei e nos regulamentos internos.
Em todos os casos, a entidade se compromete a trabalhar em ações de prevenção de novos incidentes.